terça-feira, 18 de outubro de 2011

Solução para o descarte de CDs: Reciclagem


O CD- ROM foi lançado em 1985 como uma nova forma de armazenamento de  dados.


Reciclagem de CDsOs CD’s são formados pelas seguintes camadas:
A - Base plástica de Policarcbonato (PC), onde os dados são codificados.
B- Camada refletora do laser, produzida com liga metálica contendo Alumínio e Prata para armazenagem de dados.
C - Camada seladora para evitar oxidação.
D - As ilustrações contendo rótulo de papel, tinta e filme plástico, são impressas nesta camada.
E - O raio laser, após ler o disco de policarbonato é refletido, e ao retornar é lido pela unidade de disco.

Reciclagem Industrial - Histórico
A reciclagem de CD's é realizada nos EUA desde 1983. No Brasil apresenta um grande potencial de negócios, devido ao pequeno número de empreendedores nesta atividade.

O Boom do consumo de CD's, como mídia de armazenamento, está em declínio. O acesso a internet, o pen drive e aparelhos MP3 estão substituindo o CD. Os computadores Apple, já há mais de um ano, não tem mais
leitor/gravador de CD, portanto a quantidade de CD's que serão descartados, daqui em diante, aumentará.
Devido ao seu baixo custo os CD's são usados na gravação de musicas, instalação de programas de computador, jogos eletrônicos, etc.
A pirataria é outro fator que faz aumentar em muito o consumo de CD's.

Existe um grande potencial para a reciclagem de CD's no Brasil.
A baixa disponibilidade de tecnologia para reciclagem de CD's reduz a demanda por este material no mercado de reciclagem, causando queda no
preço de venda do CD pós consumo. Isto desistimula a coleta e a segregação, sendo os CD’s misturados e comercializados juntamente com outros plásticos.

Geralmente os beneficiadores de sucata plástica (cooperativas de catadores e depósitos de sucatas), separam da mistura, os plásticos de maior procura (PE, PP, PVC, Nylon, Acrílico, etc.). A mistura restante é vendida para recicladores, os quais segregam e reciclam principalmente, o PS, ABS e SAN contidos, descartando  os CD's  e os plásticos não aproveitáveis nas áreas de disposição de lixo.

As aplicações limitadas para o aproveitamento dos pellets ou grãos,  produzidos na reciclagem de CD's, também contribuem para este cenário.

Portanto é necessário o desenvolvimento de novos processos de reciclagem, ambientalmente limpos, e de novas alternativas para o uso destes pellets, na fabricação de artefatos de policarbonato.

Processos de Reciclagem
Inicialmente é realizada uma triagem, para a eliminação das impurezas e das embalagens plásticas indesejáveis.
Os CD’s triados são moídos em moinhos de facas, para facilitar a lavagem.
Em seguida são lavados com uma solução química, para remoção da camada metálica. A solução de lavagem é separada e purificada, para a eliminação das impurezas e permitir a reciclagem no processo. O residuo precipitado é filtrado e seco, sendo analisado para determinar a destinação adequada.
Os CD’s moídos são enxaguados , secos e finalmente extrusados, sendo obtidos pellets (ou grãos reciclados), que serão utilizados na fabricação de artefatos plásticos.

Reciclagem de CD

Aplicações
O policarbonato (PC), usado na fabricação de CD’s é de alta pureza (grau óptico), o que impossibilita o uso do reciclado na sua produção.
Devido as suas características técnicas, o CD reciclado é quebradiço e não pode ser usado puro (100%) no processo de injeção de plásticos.
São necessários testes para determinar a porcentagem de CD reciclado a ser utilizado,sem o comprometimento da qualidade do artefato.
Peças de maior espessura absorverão um maior porcentual de reciclado.

O policarbonato reciclado micronizado (pulverizado), é usado na fabricação de tintas, para proteção de superfícies contra a radiação ultra violeta(UV). Uma fina camada aplicada sobre telhas fabricadas com PET evita a degradação causada pela luz solar.
Existem outras aplicações a serem investigadas com o uso de pequenos percentuais de reciclado, tais como na fabricação de  lanternas automotivas, telhas de policarbonato, painéis, fachadas e projetos onde se deseja o aproveitamento da luz natural.




FONTE: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=907


Ricardo Petrone Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário